As Bomber Jacket apareceram como tendencia em diversas grifes no seu Pre-fall (termo usado nas semanas de moda que apresentam a coleção de meia estação entre outono – inverno.), passaram pela fonte da juventude e ficaram com um ar ainda mais jovial, ganhou versões bordadas, metalizadas, estampadas, oversized, cores vibrante , cores neutras, em suma ela ganhou diversas releituras, em diversas grifes diferentes.
Bom mais antes de mostrar alguns modelos, queria explicar como surgiu esse modelo de jaqueta que volta e meia sempre está na moda.
Como surgiu a Bomber Jacket ?
Foi criada para o exercito americano em 1917 para proteger do frio os soldados que pilotavam avião já que as cabines eram abertas, por isso eram mais pesadas e grossa, já durante a segunda guerra mundial foram criada a chamadas flying jackets, a partir daqui ela foi ficando mais leve para os soldados passaram a usa-las no dia a dia, esse modelo é mais parecido com o qual usamos hoje. Em 1930 Emília Earhart foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlantico, e também a primeira mulher á usar a jaqueta Bomber, só a partir dai que as mulheres também passaram a usar essa peça.
 |
B-3 Sheepskin Flight Jacket World War II / Emília Earhart |
Mas só lá por 1986 bombou de verdade quando Tom Cruise (no auge de sua beleza) viveu Maverick um piloto de caça dos Estados Unidos, no filme Top Gun – Ases Indomáveis que praticamente em todas as cenas estava lá todo gatoso com sua jaqueta e seu óculos avidor, na época a Bomber virou febre entre os jovens e também universidades adaptaram a jaqueta, usando com o simbolo da escola que foi muito bem aceita pelos jovens, foi dai que surgiu aquelas jaqueta tipo colegial que é uma adaptação da Bomber Jacket .
(Enquanto eu estava escrevendo aquela musica do filme não saia da minha cabeça, e não quer sair, oque eu faço, vou ficar loucaaaa, pronto vou ficar a semana inteira com ela na cabeça. Take My Breathe Away-Berlin.)
Separei umas Bomber Jacket que mais me chamaram a atenção nos desfiles de pre-fall 2016 de algumas grifes:
Tomas Maier deixou a bomber jacket mais feminina tanto em cor quanto em modelo, e sinceramente ficou lindinho, muito cute.
Burberry relembrou o passado mas sem deixar de ser atual, com um toquinho oversized.
Alexander Wang, deixou a bomber jacket com uma versão meio roqueira, amei, na minha opinião a melhor releitura de todas.
Diesel, deu uma modernizada misturando assimetria e oversized, e é bem grosa ou seja bem quentinho.
Para se inspirar:
 |
Foto: Adam Katz Sinding |
 |
Foto: Nabile Quenum |
 |
Lily Collins usando Stella McCartney Autumn 2016 Collection |
Onde encontrar?
Bom eu trouxe algumas peças da loja
Sheinside, não somente porque ela é parceira aqui do blog, mas é porque lá é uma loja que você encontra Bomber Jacket parecidas com essas de grife com precinho bom, mesmo que não fosse parceria aqui do blog estaria indicando, acreditem isso não é um publieditorial disfarçado.
Também trouxe algumas peças da Urban Outfitters só que é bem mais carinho, acredito que eles não vendam "onlinemente" mas a algum tempo atras uma loja deles foi inaugurada aqui no Brasil, não sei onde é mas se vocês souberem deixe nos comentários, mas enfim vale a pena conferir:
Para ser democrática acabei procurando também em lojas brasileiras, mas só encontrei na Dafiti, poucos modelos pois estamos no verão e vou ser sincera tá bem carinho, muitas coisas ainda com o dólar lá nas alturas compensam (a primeira é da Última Hora e a segunda Lança Perfume) .
Bom gente, por hoje é só.
Espero que tenham gostado.
Beijinhos