Faça Seu Cabelo se Comportar no Inverno.


Oi gente, hoje o blog tem um post bem interessante cedido pela Prof Rosi F. Oliveira, do Beleza Blog, vamos conferir: 


Muitas de nós pensam que o verão é a época mais difícil para nossos cabelos -graças à exposição ao sol, cloro e água salgada. Mas o inverno traz ainda mais problemas para nossas madeixas, como ressecamento, quebra e frizz.
Mesmo que você ame seu cabelo, nem sempre ele te ama de volta, por isso, vamos responder às dúvidas mais comuns sobre cuidados dos cabelos no inverno:

P: Como deixar meu couro cabeludo menos seco e escamoso?
R: Uma mudança no tempo pode causar a descamação do seu couro cabeludo. No inverno, há menos umidade no ar, o que pode secar o couro cabeludo e você pode ter caspa. Flocos de caspa aprisionam óleo nas raízes, então seu cabelo pode não ficar tão saudável.
Nesse caso, use um shampoo feito especialmente para tratar este problema. Eles contêm zinco ou enxofre, que funcionam como agentes antibacterianos eliminando o acúmulo dos flocos brancos em poucas semanas.
Se você ficar com um rosto super seco, e as áreas que costumavam ser oleosas, como a zona T, agora ficarem repuxando, isso significa que seu couro cabeludo também está desidratado e pode começar a descascar.
Se você notar vermelhidão ou erupções cutâneas em outras partes do seu corpo, sua pele pode estar tendo uma reação, e é mais provável que você desenvolva caspa.


P: Meu cabelo está sempre amassado quando eu tiro o chapéu. O que posso fazer para evitar isso?

R: Antes de você colocar o chapéu faça um penteado que adicione corpo ao seu cabelo. Chapéus aprisionam o calor que empurram para baixo a sua juba.
Dependendo do comprimento do seu cabelo, aqui está o que fazer:
Cabelos longos: Torça o cabelo em um coque alto no topo da cabeça, prenda com um elástico de cabelo (use um coberto com tecido) e em seguida, ponha o chapéu em cima. Quando você tirar, apenas sacuda o coque.
Cabelo curto: Puxe a parte da frente do seu cabelo e prenda com grampos antes de colocar o chapéu. Quando for retirar o chapéu, remova os grampos, vire a cabeça para baixo e use os dedos para sacudir as raízes e adicionar volume.

P: Eu fico com o chato efeito estático no cabelo durante o inverno, o que fazer?

R: Estática acontece quando seu cabelo vai buscar uma carga elétrica do ar seco. É comum nos meses de frio porque o ar é menos úmido em todos os lugares.
Use o shampoo certo para o seu tipo de cabelo e um condicionador mais hidratante, em seguida, use um secador de cabelo iônico, eles não sugam a umidade como secadores normais. Se sua estática persistir, tente uma das soluções abaixo, de acordo com a textura do seu cabelo:
Cabelo fino/liso: Esfregue um creme anti-frizz apenas nas pontas do seu cabelo para evitar acúmulo gorduroso.
Cabelo médio/ondulado: Se seu cabelo é grosso, então use um condicionado spray para bloquear a umidade e combater a estática. Aplique no cabelo úmido antes que seque.
Cabelo cacheado e encaracolado: Cabelos muito grossos precisam de cremes sem enxague e de tratamentos especiais durante a noite para nocautear a estática. Apenas evite géis à base de álcool, que podem secar
cachos.

P: Meu cabelo está super opaco. Como posso restaurar o brilho dele?

R: Ar seco e ventos podem causar danos na cutícula dos cabelos, tirando seu brilho natural. Além disso, se você usar ferramentas quentes, como chapinhas e secadores, e tingir seus cabelos ainda por cima, isso pode prejudicar ainda mais a saúde dos fios. Você não tem que mudar sua rotina; apenas evite danos com os conselhos abaixo:
Hábito: Lavar todos os dias
A correção: Procure por ingredientes como B5 e pantenol, que alisa o eixo do cabelo.
Hábito: Secar regularmente
A correção: Use um spray nutritivo protetor de calor para defender seus fios de secarem.
Hábito: Chapinha diariamente
A correção: Esfregue azeite nas pranchas de sua chapinha uma vez por semana para evitar que seus cabelos sejam destruídos
Hábito: Colorir seus cabelos mensalmente
A correção: Mude para uma fórmula de tintura que hidrate enquanto você colore.


P: Eu gosto aplicar gel em meus cachos enquanto estão molhados, mas no inverno, eles ficam duros quando vou lá fora. Como evitar isso?

R: Tente não deixar seu cabelo molhado, principalmente no inverno, porque a pouca umidade vai deixar seu cabelo duro. Esprema seus cabelos com uma toalha para absorver o excesso de água, em seguida, seque seus cabelos com um secador com difusor.
Você também pode usar géis
hidratantes com extratos botânicos que mantém umidade e a forma de sua onda, um finalizador à base de silicone e cremes leave-in.

P: Qual é a melhor maneira de prevenir os emaranhados na parte de baixo do meu cabelo?

R: Para desfazer o emaranhado use as pontas dos dedos para separar bem lentamente e para pentear separe os cabelos em pequenas mechas.
Os tecidos mais grossos que usamos no inverno, como os de casacos, camisolas e cachecóis aumentam o atrito com os cabelos de nossa nuca.
Um rabo de cavalo vai proteger o cabelo de sua roupa, mas se você têm cabelos curtos ou quer usá-los soltos, uma pulverização de hidratante também ajuda. Use um pente de madeira para domar qualquer fio teimoso.


P: Meu cabelo é tão frágil que está caindo muito e está cheio de pontas duplas. O que posso fazer?

R: Hidratar, hidratar, hidratar! O tempo seco é um pesadelo para os cabelos, você pode reverter isso usando um umidificador em seu quarto para aumentar a umidade do ar. Apare as pontas de cada seis a oito semanas e mantenha uma dieta rica em proteínas.
Uma boa alimentação também desempenha um papel fundamental para a
saúde dos seus cabelos. Coma um omelete no café-da-manhã, um punhado de amêndoas de lanche, e uma xícara de vegetais folhosos verdes, como espinafre, no almoço ou jantar.
Se você está fazendo tudo que pode para hidratar seus cabelos, mas eles e ainda quebram, tente um tratamento intensivo.
Use esta técnica simples: aplique uma máscara de cabelo rica em hidratantes e, em seguida, enrole um papel celofane sobre o cabelo molhado. Usando um secador, esquente ligeiramente sua cabeça para que os condicionadores penetrem profundamente na cutícula dos fios.
Retire o papel celofane e enxague com água fria. Para cabelos extremamente ressecados, deixe a máscara agir durante uma noite para que os fios tenham mais tempo para absorver os hidratantes.


Para saber mais sobre queda de cabelo, como prevenir tratar e se alimentar adequadamente para evitar o problema acesse: queda de cabelo feminino

Obrigada Prof Rosi F. Oliveira pelo post, espero que vocês tenha gostado.
Beijinhos

3 comentários: